segunda-feira, 6 de outubro de 2014

RETRATO DA ESCOLA

Atualmente a Escola de Educação Básica Gonçalves Dias atende alunos de  Ensino Fundamental, Médio, Médio Inovador  e profissionalizante Magistério e Atendimento Especializado SAEDE.
Constituem clientela deste educandário, aproximadamente 1007 alunos oriundos da comunidade local e circunvizinha.
Quanto ao quadro docente, a escola possui um total de 63 professores com atribuição específica em sala de aula. Destes, 32 são professores efetivos e 31 professores Contratados em Caráter Temporário.
No que se refere à clientela escolar, a escola de Educação Básica “Gonçalves Dias” situada no Centro da Cidade de Fraiburgo, entre seus quase 1007 alunos, tem na sua maioria, estudantes oriundos do próprio município, complementada essa composição com um também significativo número de crianças e jovens provenientes de cidades próximas.
Essa composição humana de variadas procedências sugere também um componente sócio-cultural diferenciado a ser observado no conjunto das ações humanas e pedagógicas a serem realizadas pela Escola.
Em relação ao uso das tecnologias, foi realizado um trabalho em equipe no qual utilizou-se um  levantamento de dados. Foi adotado um plano para realizar essa atividade através da organização de roteiro que auxiliou na construção da mesma:   o registro das observações e utilização as tecnologias disponíveis.   Para pensar na identificação, na observação e no registro das praticas pedagógicas e sociais mediadas pelas TIDIC na escola, utilizou-se:  de fontes para levantamento de dados, o Projeto Político Pedagógico,  Plano de Gestão, SAGETEC  (sistema utilizado para registrar o uso das tecnologias na escola), como também vídeos e textos de referências bibliográficas. Utilizou-se também de recursos disponíveis como máquinas digitais, filmadora, computador, impressora, notebook.
Esse diagnóstico esta sendo utilizado para identificar  se professores e alunos estão vivendo essa educação na cultura digital na escola,  verificando   a utilização  dessas tecnologias,   as dificuldades ainda encontradas, os medos e receios e  como contra partida o progresso na instituição.
Pautando-se no Projeto Politico Pedagógico da escola, foi analisado referente as TIDICs,   que  o mesmo contempla a importância de oportunizar  ao aluno  o acesso ao maior número de informação  possíveis, através   de meios de comunicação  e tecnologia  moderna.

O projeto político pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Não é algo que é construído é em seguida arquivado ou encaminhado as autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos  os envolvidos com o processos educativo da escola  (CASTRO; SILVA; SARDA 1999, p. 132).

O projeto político pedagógico deve conter explicito em sua construção: identificação, histórico da instituição, finalidade da modalidade de educação, objetivos, concepção de criança, encaminhamento metodológicos, as características da população a qual a escola atende, diagnósticos  utilizados na ficha de matrículas, seus principais projetos .
Tratando-se das TIDICs a escola busca utilizar  os diferenciados meios tecnológicos, como ferramenta  para auxiliar a construção do conhecimentos dos alunos.
Mediante a análise do Sagetec, constatou-se que as disciplinas que mais utilizam o laboratório de informática são Língua Inglesa, Linha Portuguesa, Filosofia, Biologia e Sociologia, as quais utilizam com a finalidade de pesquisa e contribuem para a elaboração de textos, tradução, interpretação, projetos e elaboração de recursos para apresentações de trabalhos. Em relação às demais tecnologias, no geral a grande maioria de professores utilizam projetor de multimídia, câmera digital e equipamento de áudio e vídeo.
   Se tratando do Plano de Gestão, referente às tecnologias, um dos objetivos do gestor é implementar e melhor estruturar  os laboratórios de informática, física,  química  e biologia. Bem como, ampliar o número de câmeras de vídeos para monitorar ações externas e internas da instituição por motivo de segurança, implementar os usos das TiCs como prática social,  além de instrumento facilitador e enriquecedor da aprendizagem. Como também, continuar a utilização das redes sociais como ferramenta de divulgação das atividades desenvolvidas na escola, projetos e atividades em geral.

Um dos fatores que impulsionaram a inserção das organizações nas Redes Sociais, consiste no fato delas oferecerem agilidade no processo de divulgação e integração com a sociedade. Vídeos postados, por exemplo, podem ser acessados de qualquer lugar do planeta, em que exista um computador com acesso à Internet. Destaca-se ainda que se o material divulgado pela organização pode manifestar interesse ou curiosidade em seu trabalho, ele poderá ser indicado para outras pessoas, contribuindo de forma positiva para a ampliação e fortalecimento da interação, estimulo e interesse para desenvolver a aprendizagem (OLIVEIRA; LOURENÇO; DINIZ, 2014, p.6).

  Em relação à coleta de dados, foi realizado questionários como ferramenta de amostragem com alunos e professores de diferentes turmas onde aleatoriamente foram selecionados  28 questionários de alunos e   24 questionários de docentes.
 Analisando os questionários contatou-se que 25 dos alunos entrevistados possuem computadores em casa, 27 acessam a internet e que a maioria fica conectado mais de três horas por dia.    Quanto ao uso, 27 afirmam que utilizam  a internet para estudar e fazer trabalhos, 25 utilizam para redes sociais, 22 para acessar sites de vídeos e streaming on-line, 10 para acessar notícias e leitura, 10 para comunicar-se via e-mail, 15 utilizam internet para aplicativos de celular (WhatsApp), 13  para jogos online e 7 para a conectar-se-á  microblogging twitter. Dos 28 entrevistados todos possuem celulares com acesso a internet.
Quando interrogados a respeito da frequência com que utilizam a sala de informática da escola, a maioria respondeu que utiliza de maneira regular, devido somente ter um laboratório com 20 máquinas para atender toda a demanda. Nesse sentido, compreende-se que muitas vezes os professores não utilizam a sala de informática devido à indisponibilidade de horário livre.
Em relação às aulas ministradas pelos professores, a maioria dos alunos afirmou que utiliza o ambiente para pesquisa, bem como, digitação de texto seguido de construção de slides, jogos educativos, construção de tabelas e gráficos e edição de vídeos.
 Quando questionados sobre as ferramentas tecnológicas que os professores utilizam em aula constatou-se que as mais utilizadas são: Projetor Multimídia, notebook, laboratório de informática e DVD. Na opinião dos alunos, o professor poderia melhor utilizar as tecnologias para contribuir com sua aprendizagem atualizando-se constantemente, frequentando mais a sala informatizada, utilizando mais as tecnologias em sala de aula e dessa forma tornar a aula mais interessante.  Os alunos enfocam também a importância da utilização de recursos diferenciados como exibir vídeos sobre o conteúdo, disponibilizar provas on-line, mudar as estratégias para elaboração de trabalhos (evitar copia e cola), bem como, reconhecem que muitos professores na escola já usam a tecnologia e os que não usam muitas vezes é pela falta de colaboração dos próprios educandos.

O professor é um profissional-educador. Como tal, precisa ter conhecimentos, preparo e técnicas apropriadas. Deve possuir uma ética própria, um procedimento adequado à sua profissão. Como um dos elementos essenciais ao preparo do profissional-educador, pode-se apontar a vocação, significado, neste sentido, a propensão interna para a profissão, vontade de segui-la, possibilidades e recursos para exercê-la (SCHREIBER, 2001, p. 21).
Para poder garantir uma educação de qualidade para nosso alunos é necessário assegurar ao educador em exercício, programas de formação continuada, dando maior apoio e atenção aos docentes que atuam na educação, disponibilizando diferentes métodos de ensino estratégias didáticas diferenciadas que promovam a inclusão e valorização de cada habilidade individual dos alunos.
Quando indagados sobre o que é cultura digital, observa-se que nossos alunos não possuem um conceito formado, mas acreditam que se trate do uso de tecnologias no dia-a-dia, da inclusão digital na vida das pessoas e da utilização de forma educativa para contribuir com o aprendizado.
Analisando os questionários aplicados aos docentes, constatou-se que entendem por cultura digital: a utilização de mídias disponíveis para conhecimento próprio e coletivo na interação com o mundo. Afirmam ser uma ferramenta essencial para um conhecimento mais aguçado e dinâmico no âmbito escolar e social, como também uma mudança positiva no cotidiano onde a escola deve vir de encontro as novas tecnologias, enfim uma nova cultura a qual a sociedade deve se inserir para acompanhar a transformação tecnológica atual.
 Quando indagados sobre o seu conhecimento na utilização dos recursos tecnológicos, a maioria dos entrevistados considera seu conhecimento regular. Ao questionar sobre a utilização da internet no ambiente extraescolar, constatou-se que 18 acessam redes sociais, 17 elaboram atividades, 15 procuram estratégias didáticas diferenciadas, 17 utilizam para lazer, 13 para planejar aulas e 12 para elaboração de avaliações.
 Quanto à utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, no geral consideram que utilizam às vezes, com atividades do tipo pesquisa na rede, vídeos e slides, outros ainda usam para elaboração de tabelas, jogos educativos, construção de Blogs, programas de edição e aplicativos matemáticos.
Dos 24 entrevistados, 22 tem conhecimento dos recursos tecnológicos que a escola disponibiliza, como por exemplo: internet, tablet, TV, DVD, Vídeo, caixas amplificadas, lousa digital, projetor multimídia, máquinas fotográficas, filmadora e notebooks, 15 afirmam que receberam capacitação tecnológica para utilizar os equipamentos tecnológicos, como cursos na plataforma e-proinfo, uso do Linux, da lousa digital e da internet, mas também afirmam que não são suficientes, pois não  estão de acordo com os interesses específicos.
 A maioria dos professores entrevistados, afirmam que as novas tecnologias contribuem de forma significativa para a aprendizagem dos alunos, desde que seja bem orientada a forma de utilização das mesmas. Enfatiza que dão significado a teoria ensinada auxiliando o desenvolvimento dos alunos, mas em contrapartida, destaca-se que utiliza-las também atrapalha o bom andamento da aula, uma vez que os alunos não tem maturidade para usá-las.
Quanto à utilização da sala de informática, a maioria afirma que usa mensalmente devido a indisponibilidade de horários, pois a escola possui apenas um laboratório de informática.
Afirmam que os recursos tecnológicos disponíveis na escola são razoáveis e sugerem: Instalação de Lousas Digitais em todas as salas de aula, bons computadores, internet de maior velocidade para os alunos, ampliação do laboratório de informática e capacitação para os alunos. A maioria sugere projetores multimídias instalados de maneira fixa nas salas de aulas.
Porém, para a atual situação de estrutura física que se encontra a escola, é suficiente, pois não adianta sugerir mais salas tecnológicas, o que seria ótimo para o número de alunos que atendemos, se a estrutura física e as instalações elétricas não comportam a demanda. Mesmo diante desse aspecto, na análise de um docente, em relação à realidade de outras escolas estamos a frente. 
Enfim, esse estudo é destinado a intervenção de ações que serão desenvolvidas com a comunidade escolar e grupo docente da escola, onde  tem por objetivo uma amostragem de como utilizarmos os recursos tecnológicos na escola em benefício a  aprendizagem, analisando assim diferentes meios pelos quais podemos mudar e aprimorar esse trabalho de forma contínua.
  Como relatamos que existem ainda professores e alunos que não conhecem todos os recursos tecnológicos disponíveis na nossa escola, será realizado um  encontro com  todo a comunidade escolar, com o intuito de divulgar o nosso trabalho,  apresentando o retrato da escola  perante a Educação na Cultura Digital  utilizando  diferentes multimídias as quais serão disponibilizada no facebook da escola EEB Gonçalves Dias, Link: <https://www.facebook.com/eebgoncalves.dias.3?fref=ts> e diferentes ferramentas da Web como Youtube,  blog da escola http://goncalvesdiasfbgo.blogspot.com.br/.
As tecnologias estão sendo utilizadas em todos os segmentos da sociedade e cada vez mais presente na escola,  ainda encontra-se alguns dilemas quanto a preparação dos professores ao utilizarem essas tecnologias, como computadores, internet, projetor- Datashow, enquanto muitos ainda tem dificuldades ao utilizar como estratégias didáticas em suas aulas, o vídeo, música e retroprojetor.           
            Essa agilidade com que evoluem essas ferramentas metodológicas causa um panorama fantástico e assustador. Fantástico na perspectiva evolutiva para as áreas de muitos profissionais, pela facilidade e agilidade em se realizar as funções. E assustadora para as áreas onde a agilidade evolutiva não acompanha a assimilação das novidades.
No cenário educacional, onde existe uma grande caminhada evolutiva e construtiva, a agilidade pode causar para muitos profissionais, mais preocupações por não saberem utilizar esses novos métodos e ferramentas educacionais, pois as mesmas exigem planejamentos bem fundamentados, com metas e objetivos, além da postura de educador e a integralização da tecnologia com as práticas pedagógicas, pois os alunos ficam eufóricos com a possibilidade de utilizar essas inovações, as quais devem ser prazerosas em benefício à aprendizagem.



REFERÊNCIAS

CASTRO, Ana Elba Amarante; SILVA, Lenita da; SARDÁ, Zélia Almira. Gestão escolar: programa de qualificação de ensino. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância, 1999, 245 p.

OLIVEIRA, Simony Rodrigues; LOURENÇO, Joaquim Carlos; DINIZ, Polyana Weidy Bezerra. Inserção nas redes sociais como estratégia de divulgação. Observatorio de la Economía Latinoamericana, Número 201, 2014. Disponível em: <http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/14/otica-diniz.hmtl>. Acesso em:24 set. 2009.

SCHREIBER, Ana Cristina. Coleção as melhores cantigas infantis. Ciranda cultural, 2001. 

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