Cada ser tem sua maneira de aprender e a busca de informações na rede é
diferente do que aprender através da investigação e da reflexão. Portanto,
aprender em rede é uma realidade presente e inegável que possibilita criar,
registrar, escrever e refazer. Enfim, surge o desafio de conciliar o
aprendizado e as atividades em rede por meio de diferentes tecnologias. Esse
universo digital não está mudando o modo de pensar os conteúdos, mas modificando o modo de produzir,
apresentar e comunicar tal conteúdo.
Nesse novo modo de fazer educação, aprender em rede cria certa autonomia
na apropriação do saber, pois a busca de informações na rede deve ser filtrada
pelo conhecimento prévio, de uma vez que os dados recebidos são muitos, ainda
mais com a mobilidade de informações atualmente. O professor então deve
aparecer como mediador do processo, instruindo e orientando, promovendo ao
máximo a intercomunicação entre aqueles que aprendem, criando condições para
que a educação aconteça através da tecnologia, observando e motivando o
trabalho em grupo.
Sem dúvida, a educação sofre um avanço significativo para o contato com
a tecnologia e o mundo digital, o aprendizado em rede, está cada vez mais
próximo da sala de aula, e como percebemos na prática isso contribui em muito
para o avanço do aprendizado. “A tecnologia amplia a capacidade de conhecimento
e as experiências do homem e isso, quando colocado em evidência, revoluciona a
aprendizagem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário