segunda-feira, 6 de outubro de 2014

APRENDER EM REDE

Cada ser tem sua maneira de aprender e a busca de informações na rede é diferente do que aprender através da investigação e da reflexão. Portanto, aprender em rede é uma realidade presente e inegável que possibilita criar, registrar, escrever e refazer. Enfim, surge o desafio de conciliar o aprendizado e as atividades em rede por meio de diferentes tecnologias. Esse universo digital não está mudando o modo de pensar os conteúdos, mas modificando o modo de produzir, apresentar e comunicar tal conteúdo.
Nesse novo modo de fazer educação, aprender em rede cria certa autonomia na apropriação do saber, pois a busca de informações na rede deve ser filtrada pelo conhecimento prévio, de uma vez que os dados recebidos são muitos, ainda mais com a mobilidade de informações atualmente. O professor então deve aparecer como mediador do processo, instruindo e orientando, promovendo ao máximo a intercomunicação entre aqueles que aprendem, criando condições para que a educação aconteça através da tecnologia, observando e motivando o trabalho em grupo.

Sem dúvida, a educação sofre um avanço significativo para o contato com a tecnologia e o mundo digital, o aprendizado em rede, está cada vez mais próximo da sala de aula, e como percebemos na prática isso contribui em muito para o avanço do aprendizado. “A tecnologia amplia a capacidade de conhecimento e as experiências do homem e isso, quando colocado em evidência, revoluciona a aprendizagem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário