segunda-feira, 6 de outubro de 2014

INVESTIGANDO, REFLETINDO E APRENDENDO


        Buscar informações na rede é relativamente fácil, os sites de busca como o mais famoso Google, nos dá acesso a centenas de informações através de um click. Porém, este fato se resume apenas ao ato de fazer pesquisa, simplesmente buscar dados na rede. O que muitas vezes deixa a desejar é a articulação entre essas informações encontradas na rede e sua aplicabilidade no cotidiano na busca por resolver situações problema. Todas essas informações disponibilizadas e acessadas devem fazer parte do conhecimento do educando, fundamentando-se na aplicação das mesmas para o desenvolvimento de projetos e a produção a novos questionamentos, de maneira que o aluno passe a transformar a sua realidade a partir do “pesquisado”. O professor então, orienta a investigação e articula os trabalhos estimulando a produção de novos saberes, novos fazeres, enfim o professor torna-se mediador do processo.

         Nesse sentido, de mediar o conhecimento através do uso das TDICs, o professor pode relacionar o web currículo, que ainda oculto em nosso dia a dia na prática pedagógica, se faz presente nas ações desenvolvidas no cotidiano escolar; pois o mesmo, representa a integração curricular abrangendo a tecnologia e toda sua multiplicidade de linguagens. Temos uma trajetória que abrange o uso de tecnologias como uma ferramenta e felizmente dentro do Plano de Ação deste curso, pretende-se então a criação de uma cultura digital dentro da escola. É preciso trabalhar a realidade tecnológica atual e o que ainda virá pela frente, procurando explorar os benefícios dessa tendência de mídias e tecnologias no uso pedagógico, o que possibilita a expansão dos processos de ensino aprendizagem.  Web currículo não trata apenas da informatização do ensino, representa a integração curricular onde o espaço da escola não é mais o único lugar de produção de conhecimento, este aspecto se torna relevante ao passo que a partir dos recursos disponíveis é possível planejar com possibilidades de ações viáveis, analisando-as e transformando-as, buscando avançar aos poucos na medida em que ocorre a apropriação pedagógica das TDICs, permitindo assim, sua relação com a aplicação nas situações de resolução de problemas.
            Retomando a atividade 3 do PLAC – Construção do Retrato da Escola na Cultura Digital, com base na análise dos dados levantados durante o processo de construção do retrato, fica perceptível que as TDICs estão sendo utilizadas em nossa escola para a busca de informações (pesquisa), mas não somente para este aspecto. Em relação às aulas ministradas pelos professores, a maioria dos alunos afirmou que utiliza o ambiente para pesquisa, bem como, digitação de texto seguido de construção de slides, jogos educativos, construção de tabelas e gráficos e edição de vídeos. A maioria dos professores entrevistados, afirmam que as novas tecnologias contribuem de forma significativa para a aprendizagem dos alunos, desde que seja bem orientada a forma de utilização das mesmas. Enfatiza que dão significado a teoria ensinada auxiliando o desenvolvimento dos alunos. Faz-se o uso das novas tecnologias como aliada no processo de ensino aprendizagem, de maneira a enriquecer tal processo, produzindo novas informações, criando atividades, desenvolvendo projetos, bem como, utilizando esses recursos para solucionar problemas. Afirmam ser uma ferramenta essencial para um conhecimento mais aguçado e dinâmico no âmbito escolar e social, como também uma mudança positiva no cotidiano onde a escola deve vir de encontro as novas tecnologias, enfim uma nova cultura a qual a sociedade deve se inserir para acompanhar a transformação tecnológica atual.
     Quanto às atividades que utilizam meios tecnológicos, as quais foram mencionadas na construção do Retrato da Escola, como utilização do laboratório de informática, projetor multimídia e equipamentos de áudio e vídeo, acreditam-se que a sala de informática pode ser usada para além da pesquisa, dentro das diversas disciplinas; o professor pode criar situações para que o aluno produza e desenvolva seu conhecimento a partir dessa própria produção, como por exemplo, a criação de stop motion que de forma interdisciplinar contribui para que o educando interprete situações cotidianas com o uso de diversas ferramentas que vão além do espaço da sala de aula, utilizando equipamentos de áudio e vídeo, promove criatividade, organização, técnica, percepção e domínios artísticos, além da interação e cooperação dos alunos. Na educação, a filmagem é uma estratégia diferenciada, que envolve as tecnologias, as quais fazem parte do cotidiano dos alunos, é importante ressaltar que esta técnica engloba várias ferramentas tecnológicas, seguindo basicamente a seguinte ordem: roteiro, criação e produção de personagens, elaboração de falas, produção de cenário, captura de registros fotográficos, edição em computador (sonorização, efeitos visuais, movimentos) e apresentação em projetor multimídia. Além disso, podem ser publicados na web como forma de socialização da produção. Acredita-se, que a incorporação das tecnologias no processo educativo, cria uma oportunidade para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos, pois o nível de interatividade dos alunos com essas ferramentas tem potencial para produzir novas e relevantes situações de aprendizagem.
       Enfim, somente acessar uma informação é totalmente diferente do que dar significado a essa informação, devemos trabalhar esses dados de forma a interagir no cotidiano do aluno, até mesmo na resolução de problemas, fazer o uso das TDICS para promover aprendizagem  integrando currículo e tecnologia com inúmeras interferências e múltiplas transformações, de maneira a modificar as práticas pedagógicas, promovendo uma inovação educativa.


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