terça-feira, 30 de setembro de 2014

CULTURA DIGITAL UMA ANÁLISE DA ATUAL REALIDADE.

1 - Como a infância e a juventude contemporâneas se comportam na cultura digital
      
        A rapidez com que esta se desenvolvendo as tecnologias promove o desenvolvimento de uma nova cultura desenvolvendo novas maneiras de formar e informar a sociedade. Atualmente, o computador já não é mais uma máquina, é um aliado da informação capaz de transformar o que entendemos por aprender e ensinar. A juventude se insere nesse meio com muita facilidade, essa geração não mudou apenas em termos de avanço em relação ao passado, essa mudança vai além, pois fazem parte da difusão da tecnologia digital. 
              Os interesses dos jovens hoje diante das novas tecnologias se mostram na criação de sites, na comunicação através de e mails, chats, ICQ, Skype, jogos e brincadeiras em rede com amigos virtuais localizados em partes diferentes do mundo, baixam músicas e clips. 
             Percebe-se a utilização das tecnologias muito mais para entretenimento do que para fins acadêmicos. Fazem o uso também de celulares de ultima geração que com acesso a Internet permitem acessar uma infinidade de aplicativos, além de tirar fotos e filmar. Fica perceptível a utilização da capacidade máxima de seus computadores e celulares para interação e criação. 
           Quanto a infância, é uma geração que nasce respirando tecnologia e de certa maneira se faz autora do mundo digital, como as próprias crianças, os programas disponíveis são velozes e interativos, além disso, possuem fácil acesso. 
                A base da nova geração é a interatividade, pois ela busca ser usuária e não apenas espectadora ou ouvinte, o essencial não é saber como funciona, mas como fazer funcionar. Na rede as atividades disponíveis são inúmeras, as crianças utilizam a mídia digital para seu entretenimento, para aprender e comunicar-se.



2 - Papel da escola na cultura digital e a relação entre as TDIC e tal cultura

       Em se tratando do papel da escola na cultura digital, é importante ressaltar que muitos educadores entendem esse processo como suporte para ilustrar um conteúdo e acreditam que mesmo os alunos tendo uma familiaridade maior com as tecnologias, eles não são capazes de transformar informação em conhecimento. E, neste sentido, os educadores têm pela frente o papel de mediador.
       A escola tem o papel de incentivar os professores a explorar atividades com o uso das TDICS (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) que envolvam os alunos como parceiros na construção ativa de conhecimento e aprendizagem, promovendo assim uma cultura digital dentro da escola, pois no mundo globalizado e informatizado no qual estamos inseridos, as relações com o conhecimento adquirem novas dimensões, em que a escola deve propiciar descobertas para novas atitudes pedagógicas, promovendo os requisitos necessários para viver em uma sociedade em transformação.
     As TDICs podem operar como ferramenta de aprendizagem, proporcionando várias formas de interação e de participação dos alunos como seres ativos, construtores do conhecimento de forma interativa, prazerosa e lúdica. Sem dúvida, essa tarefa não é fácil. Distanciar-se de modelos de educação expositivos pode ser extremamente difícil, mas há necessidade de ser criativo e inovador, proporcionando a aprendizagem dos alunos, buscar envolver-se em ambientes mediados digitalmente junto com eles, desenvolvendo assim a cultura digital dentro da escola. 



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