quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SHOW MUSICAL NA E.E.B.GONÇALVES DIAS

Os alunos da E.E.B."Gonçalves Dias, tiveram momento de descontração com o show da dupla sertaneja: DAVID E EDUARDO, dia 13/11/2012. A dupla que já gravu três CDs e apresentou-se em vários programas de TV, está incluindo em sua  agenda  várias cidades do estado. Os alunos e professores curtiram muito.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

HOMENAGEM AOS DIRETORES

Neste dia a comunidade escolar, E.E.B."Gonçalves Dias, quer agradecer e prestar homenagens aos diretores, pela maneira carinhosa, humana e responsável que conduzem a escola:
Adilson Dalagnol
Saly Douglas Narloch
Iluir T. Pereira Corrêa.

“MAIS DO QUE MÁQUINAS PRECISAMOS
DE HUMANIDADE...” – Charles Chapplin

Podemos fazer qualquer coisa em nossas
vidas quando se trata de bens materiais,
mas precisamos tomar o máximo de
cuidado quando se trata de seres humanos.
Para isso torna-se necessário pessoas
que, com sua capacidade, sabedoria
e honestidade possam contribuir para
a melhoria de nossa sociedade e dos
indivíduos nela envolvidos. Portanto, você
DIRETOR é importante nesta mudança:
um ser que acredita na humanização
através de suas ações nas Unidades
Escolares. Que neste seu dia o ‘SER
SUPREMO’ lhe dê muita Luz para enfrentar
os desafios de sua função...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

MATRÍCULAS NA REDE ESTADUAL

De 29 de outubro  à 05 de novembro de 2012, é o período para matrículas dos novos alunos da rede estadual de ensino, para o ano de 2013.
Não deixe para última hora, garanta já sua vaga.

Documentação:
- Certidão de nascimento ou identidade
- Duas fotos 3x4
- Atestado de vacinação
- Comprovante de residência
O aluno menor,deverá estar acompanhado por um responsável.

O que a escola oferece:
- Ensino Médio Regular (aluno permanece um período na escola), diurno ou noturno.
- Ensino Médio Inovador (aluno permane terça-feira, quarta e quinta  dois períodos na escola , segunda-feira e sexta um período), somente diurno.
- Magistério (aluno escolhe diurno ou noturno)

HALLOWEEN


Esta festa reproduz as tradições dos povos de Gália e Grã Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C, sendo que hoje com adaptações feitas pelos Estados Unidos como as decorações e fantasias. Com maior relevância nos países anglo-saxônixos como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, tem base em celebrações dos antigos povos mas não possui registro assertivo da sua origem. A celebração deste dia tem duas origens na história:
Na origem pagã, está de acordo com a celebração do povo Celta. Com a invasão dos romanos nas ilhas britânicas, houve a mescla das culturas o que fez com que a origem celta fosse esquecida com o tempo. O povo celta fazia uma comemoração chamada “festa de Samhaim” que  acontecia entre os dias 5 e 7 de novembro durando uma semana e dava inicio ao novo ano celta.
Diziam que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar os vivos e os lares, guiando seus familiares rumo ao outro mundo.
Esta festa era uma das mais importantes para este povo, pois celebrava o que pra nós seria o “céu e o inferno”. Para os celtas o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não havia sofrimento.
Esta data (embora com outro significado) na origem católica, existe desde o século IV. A igreja da Síria considerava um dia para festejar Todos os Mártires. O Papa Bonifacio, três séculos mais tarde, passou a celebrar o dia para Todos os Santos. Esta festa era celebrada em 13 de maio, porém o Papa Gregório mudou esta data para 01 de novembro. No ano de 840 o mesmo Papa ordenou que esta data fosse comemorada universalmente. Como se tornou uma grande festa, tinha inicio no dia 31 de outubro com celebração vespertina e vigília. Traduzindo para o inglês esta festa era chamada de “All Hallow’s Eve” (vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.
Outra hipótese para o surgimento desta festa na igreja católica, é que esta, teria tentado eliminar a festa pagã de Samhaim.
A relação entre essa data e as bruxas, ocorreu na Idade Média quando havia a perseguição a homens e mulheres que eram considerados curandeiros. Os que fossem suspeitos dessa prática eram chamados de bruxos no sentido negativo. Como punição eram levados a julgamento e consequentemente a fogueira. Quando essa cultura foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, povo de cultura celta ficou então conhecida como “Dia das Bruxas”.
Hoje o Dia das Bruxas pouco tem a ver com a maneira que era celebrada antigamente. O que restou foi a referência aos mortos, mas com características bem distintas. Devido a esta relação, os símbolos usados nesta festa são sempre assustadores: Bruxas, caveiras e gatos pretos, são comuns nesta data.
As crianças participam desta festa se fantasiando e batem de porta em porta na vizinhança pedindo doces e guloseimas com a frase “doçura ou travessura”. Acontece na véspera do dia de todos os Santos no dia 31 de outubro em grande parte do Ocidente, mas com maior significância nos Estados Unidos.
No Brasil esta comemoração é mais recente e acontece devido à grande influência americana, principalmente pelos grandes veículos de comunicação. Os cursos de inglês também exercem significativa importância neste movimento no país para que haja uma vivência da cultura estrangeira pelos alunos.
Alguns brasileiros não concordam com a comemoração desta data no país argumentando que o Brasil tem um folclore muito rico e que não deve ser esquecido, ao contrário, deve se valorizado. Então, para isso, foi criado pelo governo o dia do Saci comemorado também em 31 de outubro desde 2005.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Parabéns aos Professores !

 
Querido Mestre !

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)
 


HOMENAGEM AO PROFESSOR
 

As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!

(Guilherme Carlos )


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FESTIVAL DA CANÇÃO


Aconteceu sexta-feira, dia 31 de agosto de 2012, o XII Festival da Canção da E.E.B.Gonçalves Dias. Como acontece a vários anos, este é um dia de lazer, descontração, oportunidade dada aos alunos, para demonstrarem seus talentos musicais. Este ano o evento foi novamente um sucesso, os alunos puderam contar com ensaios e orientações do Professor de música Edinho. Os ganhadores levaram troféus para casa. Parabéns aos ganhadores! 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SEMANA DA PÁTRIA- Independência do Brasil




1º de setembro, dia que começam as comemorações da Semana da Pátria que tem seu apogeu no dia 7 de setembro, data que comemoramos a Independência do Brasil.
É uma ocasião propícia para se falar sobre Cidadania. Como podemos exercer nossa cidadania?
Conhecendo nossos direitos e deveres, participando da vida política do nosso país, respeitando as pessoas e suas distintas culturas, cuidando do meio ambiente, abandonando preconceitos e fundamentalismos... Todas essas atitudes fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade, pessoas merecedoras de respeito, afinal "Pátria é vida com dignidade".
Estamos próximos de um momento muito importante na vida política do país, as eleições municipais, por isso nunca é demais lembrar da importância do seu voto consciente.
Eleger pessoas dignas, com certeza trará um futuro melhor para nossa nação, hoje palco de tantas injustiças e desrespeitos.

Veja agora como começou a história da nossa "Independência":

Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política do nosso país do reino de Portugal, no início do século XIX.
Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado Grito do Ipiranga. Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga, hoje de São Paulo, o Príncipe Regente D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!.
A moderna historiografia em História do Brasil, afirma que o início do processo de independência se deu com à chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808, quando a Corte Portuguesa transferiu-se para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte. O regente Dom João VI abriu os portos do país, permitiu o funcionamento de fábricas e fundou o Banco do Brasil. O país tornou-se, em 1815, Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Em 1818, Dom João VI foi coroado rei.
Três anos depois voltou para Portugal, deixando seu filho mais velho, Dom Pedro, como regente do país.

A Independência do Brasil marca o fim do domínio português sobre o Brasil: a conquista da nossa autonomia.
D. Pedro, o então principe regente, recebeu uma carta da Corte de Lisboa exigindo sua volta para Portugal. Por muito tempo os portugueses insistiam pois queriam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impediria essa façanha.
Dom Pedro não concordava com a atitude de Portugal e assim que recebeu a carta respondeu: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". Esse pronunciamento ficou caracterizado como o Dia do Fico e foi realizado em 9 de janeiro de 1822.
Depois do dia do Fico, D. Pedro começou a tomar providências para que a Independência de fato acontecesse.
D. Pedro Convocou Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou que nenhuma Lei de Portugal seria colocada em vigor no Brasil. Além do mais, o povo também lutava por Independência.
Após várias medidas, D. Pedro viaja para Minas e São Paulo, acalmando a sociedade que estava preocupada com os novos acontecimentos que poderiam causar alguma instabilidade social. Durante esta viagem, recebe nova carta que anula a Assembléia e exige volta imediata do príncipe.
Ao receber essas notícias, D. Pedro estava indo para são Paulo e estava próximo as margens do Ipiranga. Após ler as notícias, levantou a espada e gritou: Independência ou Morte!. Esta data, 7 de setembro de 1822, ficou marcada como a Independência do Brasil.
 
No mês de dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado Imperador do Brasil livre.
Portugal, para reconhecer o Brasil como país independente e não mais como sua ex-colônia, exigiu um pagamento de 2 milhões de libras. Como o Brasil não tinha este dinheiro, D. Pedro decide pedir um empréstimo para a Inglaterra.
Os primeiros países que reconheceram o Brasil como um país independente foram os Estados Unidos e o México.
Apesar de tanta luta e movimentação, a Independência do Brasil não trouxe grandes mudanças sociais. O povo mais pobre continuou pobre e nem sequer entendeu o que significava estar livre de Portugal. A escravidão se manteve, os grandes fazendeiros continuaram com suas terras e cada vez mais ricos. Enfim, a libertação foi somente no papel.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PARABÉNS ALUNOS E PROFESSORES DA E.E.B.GONÇALVES DIAS !

 A direção da escola e demais funcionários , querem através do Blog (www.goncalvesdiasfbgo.blogspot.com), parabenizar seus alunos e professores orientadores e colaboradores, pelo empenho na preparação dos alunos para IV Mostra do Conhecimento, em Arroio Trinta dias 24 e 25 de agosto. Foram confiantes, seguros, preparados e  conscientes que o importante é participar e dar o melhor de si. Todos voltaram alegres, pois foi uma nova experiência,entre tantas que virão, e mais um desafio vencido.
PARABÉNS !  a todos. Agora é só comemorar pois  o grupo que apresentou "Matemática e Música", orientandos do Professor Claudio de Oliveira, ficaram entre os quatro selecionados para a Mostra Estadual.


ARTE É ARTE !


  Com a Professora Maria Rosete, os alunos de diversas turmas, realizaram trabalhos lindos. Confira.







"COM A MÃO NA MASSA"

Semana de intenso trabalho na E.E.B."Gonçalves Dias, serviu para demonstrar o interesse e empenho dos alunos na preparação dos trabalhos que iriam apresentar na " IV Mostra Regional de Conhecimento", que aconteceu em Arroio Trinta nos dias 24 e 25 de agosto de 2012. Foram seis trabalhos elaborados pelos alunos, com orintações dos seus professores:
Matemática e Música, Reciclagem Artesanal, Carvão Aromatizado, Elétrica Sustentável, Globalização e Meio Ambiente, Bamboletear-te.






quinta-feira, 23 de agosto de 2012

11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE





Origem (Histórico)

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Oração do estudante

Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.

Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV .
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.

Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.
(Cícero Ferraz)

Nossa Homenagem a todos os estudantes da E.E.B.Gonçalves Dias.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gonçalves Dias campeão do Jesc!

A equipe feminina e masculina do Gonçalves Dias sagrou-se campeã do Jesc - 15 a 17 anos. Também estará participando da fase microrregional na cidade de Pinheiro Preto e o congresso será dia 25/05/2012 na cidade de Videira!!!!
É com muito orgulho que parabenizamos a todos esses alunos!



 .