quarta-feira, 25 de abril de 2012

A LITERATURA

"A literatura me faz viajar, tento materializar em minha mente cada descrição do autor. A leitura pode ser tanto uma fonte de prazer quanto fonte de conhecimento. Mas para a leitura ser prazerosa, precisa ser por vontade própria, por obrigação não é a mesma coisa."

(Vanessa Mineiro da Silva) 1º ano 01

LITERATURA? EU CHAMARIA DE GOSTOSURA.

"É sempre assim que acaba acontecendo, é assim que a leitura nos envolve. No começo é assim, você fica com preguiça de ler, mas quando vê, já está envolvido na história. E a outra coisa boa da leitura é que você consegue tirar experiências que acaba utilizando no dia a dia."

(Jenifer Caroline Pereira) 1º ano 05

LER...

"Para mim a literatura é um modo de se desconectar do mundo, viajar na leitura. A gente se desestressa, se desliga. Ler é muito bom e tem recompensas: você aprende novas palavras e seu vocabulário melhora, ler é tudo de bom."

(Jaqueline Ribeiro de Souza) 1º ano 05

O UNIVERSO DA LITERATURA

"Para se começar, é importante relembrar: Quem nunca leu, não sabe o que está perdendo, porque só entra no universo da leitura quem lê. Para mim, literatura nada mais é do que uma luz. Isso mesmo, é como se fôssemos cegos e a literatura permitisse que pudéssemos ver o mundo, ou seja, abrisse nossos olhos."

(Michael Fernado Silvério) 1º ano 04

É BOM LER

"Com a leitura a gente pode entrar em qualquer mundo, até na menor partícula do sentimento. A literatura é um caminho para que as pessoas façam novas descobertas e novas possibilidades de olhar e sentir novas emoções."

(José Willian Cruz de Almeida) 1º ano 06

LITERATURA

"A literatura para mim é uma maneira de relaxar, um meio de conhecer a si mesmo, é algo que permite viajar e vivenciar outras experiências, e é capaz de melhorar o interior do ser humano, pois através da literatura podemos refletir."

(Suzana Aparecida A. de Lima) 1º ano 06

LITERATURA É ENCANTO

"Literatura para mim é encanto, é paixão, é ficar hipnotizada num mundo totalmente diferente. Literatura é conhecimento, é saber! Gosto muito de ler, pois aprendo novas palavras e fico feliz, pois meu português fica rico em conhecimentos."

(Antonia Vitória de C. da Silva) 1º ano 03

OS LIVROS E EU

"A literatura para mim é um modo de viajar sem sair do lugar, viajar apenas com o pensamento, sair do corpo para uma viagem de conhecimentos e descobertas. A cada página, uma nova aventura. Para se viver a história do livro, você tem que se jogar na leitura e esquecer que o mundo existe."

(Jéssica Aparecida Fogaça da Rocha) 1 º ano 05

A LITERATURA

"A literatura é algo que nos dá alguns sentimentos ao ler. Permite que a gente viaje nas aventuras descritas nas páginas dos livros e que possamos sentir a emoção com que o autor escreveu. Ela pode atingir sentimentos ocultos nos corações das pessoas, mostrar um mundo diferente do qual conhecemos. Creio que cada pessoa goste de ler, sempre tem uma literatura que agrade os gostos de cada um."

(Camila Fonseca Lazzaretti) 1º ano 03

A LITERATURA É COMO O SOL

"A literatura é como o sol que nos acolhe e nos esquenta, mas às vezes nos chateia e atormenta, acolhe aquele livro bom e chateia aquele livro que é ruim sem sal."

(Gustavo Henrique) 1º ano 03

terça-feira, 24 de abril de 2012

NAS MINHAS AVENTURAS APRENDI

"Já viajei para muitos lugares, países, cidades diferentes, passeei em desertos, praias, lugares inimagináveis. Fiz viagens as quais queria que não acabassem, já outras que torcia para que o fim viesse logo. Em minhas aventuras desvendei mistérios, fui polícia e ladra, criança e adulta. Nas minhas aventuras aprendi, tudo graças aos melhores pensamentos, pensamentos dos grandes, dos bons autores. Ler faz tão bem nâo acha? É entrar em um mundo novo, um mundo sem rotina, sem problemas. É andar em terras que a cada página se tornam mais conhecidas, é aprender, imaginar, refletir e se aprimorar."

(Nayele Manfioletti Straginski) 1º ano 06

LER OU NÃO LER

"A literatura é uma válvula de escape dos problemas do cotidiano". Você esquece de tudo e só se concentra na leitura da história e relaxa, quando se prende, se envolve e gosta da história. A cada página, cada frase, cada palavra você simplesmente esquece e limpa sua mente, e ela começa nos encantar com seu mundo mágico."

(André da Silva Machado) 1º ano 06

PALAVRAS

"Para mim, a literatura é viajar, voar sem ter asas, é sorrir por nada ...é uma forma de escapar para outro mundo, viver os momentos que o personagem viveu. É "viver" o personagem. Não se trata exatamente de querer ou não! Se você mergulha nas palavras elas tomam você, e aí não tem jeito ! Simplesmente acontece..."

(Cristiane Almeida Carvalho) 1º ano 06

LEITURA E LITERATURA

No primeiro bimestre deste ano, alguns dos assuntos abordados na disciplina de Língua Portuguesa com os alunos do Ensino Médio Inovador foram "A Importância da Leitura" e "Definição de Literatura".

A partir da leitura e estudo da abordagem e definições de estudiosos e especialistas no assunto, assim como de opinião de pessoas comuns, os alunos produziram os seus depoimentos.

Estes depoimentos, que foram baseados no conhecimento do aluno, versaram sobre a sua definição de Literatura, bem como sua experiência com a Leitura desde a infância.

(Professoras Andréia Ferreira de Deus e Jacira Alves Ribeiro)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ROTINA DO ENSINO MÉDIO INOVADOR


                                        AULAS DE LABORATÓRIO

                                        ESPORTES
                                 
                                      MÚSICA

                                          INFORMÁTICA

                                           TEATRO

                                         REFEIÇÕES

                                  PROJETOS/PESQUISA DE CAMPO

                                     HORA DE DESCANSO

                                           HIGIENE
                                        
                                          LAZER


quarta-feira, 11 de abril de 2012

" UM FARROUPILHA NO CIRCO"

Esse é o tema da apresentação realizada pelo grupo teatral " Dias de Sucesso". A empolgação tomou conta de todos que estavam presentes, também foi um verdadeiro show que aconteceu nos três períodos  na escola. O grupo teatral já passou por aqui em outros anos, sempre deixando os alunos surpresos com o musical e as histórias contadas pelo atores.

DIA DA MULHER - 8 DE MARÇO

Como acontece todos os anos, a Escola Gonçalves Dias, não deixou de homenagear todas as mulheres nesse dia. Houve apresentação de teatro e mensagem preparada pela escola no telão. Aqui todas as mulheres sentiram-se abraçadas, com o caloroso recado de PARABÈNS !

VISITA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Os alunos da " E.E.B.Gonçalves Dias" prestigiaram com sua visita a ação social de saúde e bem estar, realizada pela Secretaria de Saúde de Fraiburgo. Parabéns pelo evento !


terça-feira, 10 de abril de 2012

DOS FINS E OBJETIVOS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR

A proposta de Ensino Médio Inovador, tem como finalidade dar atenção às potencialidades de cada indivíduo, realçando a necessidade de estar atento não só a dimensão física e mental, como também emocional, procurando não separar nem hieraquizar essas dimensões humanas. Nesse contexto as práticas inovadoras serão marcadas pelas experiências, fora do seu espaço, como por exemplo, saída de campo, tais como, visitas a museus, parques, empresas e idas a outros espaços socioculturais; atividades nos diversos laboratórios; atividades culturais e esportivas; atividades de inclusão virtual e língua estrangeira, etc.
Essa modalidade de ensino será ofertada com início em fevereiro de 2012, na " E.E.B.GONÇALVES DIAS"


segunda-feira, 9 de abril de 2012

"ENSINO MÉDIO INOVADOR" Nova Proposta !


Ensino Médio Inovador ! Novidade de 2012 na "E.E.B. GONÇALVES DIAS"

O ano começou movimentado na "E.E.B.GONÇALVES DIAS" Também não é para menos, com a novidade deste ano.  O ENSINO MÉDIO INOVADOR, veio trazendo novidades, fazendo com que os alunos sintam-se a vontade na escola.  Além das disciplinas tradicionais, ciências, matemática, Língua portuguesa e outras, estão as optativas, que os alunos puderam escolher.   Um currículo inovador  adaptado as realidades dos alunos e da escola, oferecendo aulas de teatro, violão, informática, leitura, esportes, xadrez. Vale a pena conferir!  Aulas com projetos, passeios de estudos, laboratórios, e com tudo isso ainda sobra tempo para lazer e descanço. É claro, tudo na escola com orientações e acompanhamento dos cordenadores dos projetos e professores.  Informem-se com seus colegas e venha fazer parte dessa história.